15 de janeiro de  2020 Produtos e serviços

Evidências clínicas: Estabilidade óssea do Axiom® confirmada

Estabilidade óssea do Axiom® confirmada por acompanhamento clínico a 3 anos.

Radiografia na fase de carga, mostrando a diferença na colocação abaixo da crista entre os dois implantes. ©Dr . Sergio Salina

Os resultados de um estudo pós-carga de 3 anos multicêntrico, controlado e aleatório, foram recentemente publicados no International Journal of Oral Implantology. Este estudo teve como objetivo avaliar se a colocação abaixo da crista de implantes dentários de 0,5 mm ou 1,5 mm em cristas de osso cicatrizado exerce algum impacto sobre os resultados biológicos e estéticos a longo prazo.

Sessenta pacientes parcialmente edêntulos a precisar de duas coroas simples implanto-suportadas foram recrutados em seis centros em Itália entre 2013 e 2018. Os dois implantes foram colocados aleatoriamente 0,5 mm ou 1,5 mm abaixo da crista óssea.

Ambos os protocolos cirúrgicos produziram excelentes resultados estéticos (PES>12) e demonstraram uma reabsorção óssea mínima (<0,5 mm) após 3 anos. A reabsorção óssea foi ligeiramente inferior para a colocação abaixo da crista a 1,5 mm por comparação com 0,5 mm, sem qualquer impacto na classificação estética. Isto tende a demonstrar que uma inserção mais profunda do implante pode ser vantajosa em termos de garantir a estabilidade óssea, que será confirmada num acompanhamento a 5 anos.