Aumentar a liderança de mulheres no Straumann Group

A diversidade é um tema pelo qual nos importamos, porque uma equipe com diferentes membros adiciona valor e apoiam a nossa capacidade de servir a uma clientela cada vez mais diversificada.

No Straumann Group, monitoramos a diversidade com relação à idade, sexo, origem e formação educacional. A diversidade de gênero é geralmente forte, com 45% de funcionários do sexo feminino. Temos 31% de mulheres em cargos de direção e chefia, crescendo de forma constante ao longo dos últimos anos. Contudo, gostaríamos de estimular o poder das mulheres em liderança ainda mais.

Ao passo que a nossa empresa já tomou medidas para fortalecer a diversidade da indústria através da nossa iniciativa “WIN” “Women in Dentisty” (Mulheres na odontologia), o Straumann Group agora embarca também em uma iniciativa para melhorar ainda mais a diversidade com mulheres em cargos de liderança. Para esta finalidade, nós nos juntamos ao Advance, uma rede de mulheres de negócios na Suíça com a missão de ativamente aumentar a participação das mulheres em posições de liderança em empresas suíças em uma base contínua.

No final de maio de 2018, Petra Rumpf, nossa Chefe da Unidade de negócios da Organização de Serviços Odontológicos, sediou o primeiro "Straumann Women Workshop", na Basileia (Suíça), com 30 colegas inspiradas e engajadas da nossa sede suíça na Basileia e de nossa unidade de produção em Villeret. 

Três colegas do sexo masculino foram convidados a participar: eles sentiram a energia e o envolvimento dos membros durante o workshop. Em debates animados, uma variedade de tópicos foram discutidos com dois objetivos principais: tomar proveito do potencial das mulheres no Straumann Group e oferecer um ambiente atraente para as mulheres, para que elas possam se desenvolver e crescer. Estilos de trabalho, estruturas, processos, liderança, emoções, conflitos, oportunidades, riscos e chances - nada foi deixado de lado. Além de aplaudir o que hoje funciona bem, todos os participantes concordaram que mais pode ser feito. Este workshop foi apenas um prelúdio, há muito mais por vir.

Foi inspirador, consciente e oportuno. Vamos manter a energia alta. Importante: Esta não é uma iniciativa somente para mulheres. Os nossos colegas do sexo masculino da Straumann serão convidados a participar dessa jornada, a compartilhar ideias e lutar conjuntamente para melhorar o equilíbrio de gênero. Isto também é parte de nossa “Mentalidade-Aprendiz-Participante” (Player-Learner-Mindset), um elemento fundamental da cultura de nossa empresa.