O procedimento – desde o diagnóstico até os cuidados pós-tratamento


Diagnóstico e decisão

Os dentistas fazem radiografias e tomografias computadorizadas. Depois de reunir todas as informações, as opções de tratamento possíveis são avaliadas. As vantagens e desvantagens das diversas soluções são abertamente discutidas, para que você fique bem informado sobre cada aspecto do procedimento, antes de tomar sua decisão.

Osso suficiente: um pré-requisito essencial. Deve haver osso suficiente para dar início à implantação. Existem pacientes que não possuem osso suficiente, e por isso requerem um procedimento de aumento ósseo; por exemplo, se estiverem sem dente há muito tempo e o osso maxilar já tiver retraído.

Instalação do implante

O implante dentário é instalado por procedimento cirúrgico, com anestesia local. Pode-se instalar uma restauração provisória sobre o implante no momento da cirurgia, para a fase de cicatrização.

Fase de cicatrização

A fase de cicatrização normalmente demora entre semanas e poucos meses. Durante este período, o ideal é que o osso ao redor do implante cresça e se integre à superfície do implante – em um processo denominado osseointegração. Uma boa higiene oral é essencial na fase de cicatrização. Após a cicatrização, essa raiz artificial atua como uma base para a fixação de coroas individuais, próteses fixas múltiplas ou uma prótese de arcada completa.

A restauração é instalada

O laboratório protético utiliza uma moldagem do local do implante para confeccionar a coroa, prótese fixa múltipla ou prótese completa. O dentista irá instalar a restauração após a cicatrização do implante dentário.




Cuidados pós-procedimento

Os implantes são uma excelente opção e um investimento na sua saúde. Com os cuidados certos após o tratamento, eles podem durar a vida toda. Para alcançar esse sucesso a longo prazo, é importante cuidar do seu implante. Assim como os dentes naturais, os implantes exigem os mesmos check-ups regulares e uma higiene oral disciplinada. Se você seguir essas recomendações, seus implantes poderão durar décadas.