Perguntas Frequentes

Tudo o que você queria saber sobre implantes dentários.

Os implantes dentários são caros?

Ao contrário do que você poderia pensar, as próteses convencionais nem sempre são econômicas. A elaboração inicial do tratamento com implante dentário depende de quantos implantes são necessários e se é necessário realizar o aumento ósseo. Outros fatores incluem a cirurgia em si, o trabalho em laboratório, a prótese e as taxas cobradas pelo dentista e pelo técnico em próteses dentárias. Só é possível elaborar um orçamento depois que todos esses aspectos forem considerados e, em alguns casos, os implantes dentários podem ser a opção mais econômica a longo prazo.

Existe algum risco na instalação de implantes dentários?

A terapia com implante não é uma abordagem experimental. Trata-se de uma técnica dentária comprovada de última geração, que foi cientificamente testada e utilizada durante décadas por dentistas e cirurgiões do mundo inteiro. Dependendo da condição de cada paciente, os potenciais fatores de risco podem variar. Uma má higiene oral ou a cicatrização limitada da ferida por causa de condições médicas pré-existentes (por exemplo, diabetes e osteoporose) pode reduzir a probabilidade de que o implante permaneça na posição certa. Uma vez que todo procedimento cirúrgico acarreta potenciais riscos, seu dentista irá avaliar se os implantes dentários são a opção certa para você.

A cirurgia é dolorosa?

Os implantes dentários são geralmente inseridos com aplicação de anestesia local, para ajudar a minimizar o desconforto durante a operação. Os pacientes que tiverem dúvidas sobre a condição do local do implante após o procedimento devem consultar um dentista.

Existe algum limite de idade para realizar a terapia com implante dentário?

É possível instalar os implantes assim que o osso maxilar parar de crescer. Por isso, nos pacientes jovens, os implantes dentários só podem ser instalados depois que os ossos maxilares estiverem totalmente desenvolvidos. No outro lado do espectro, não existe limite de idade, desde que o paciente não apresente nenhum fator de risco médico significativo. Esta questão será avaliada pelo dentista.

Quanto tempo devo esperar pela restauração definitiva?

Após a instalação de seu implante, o processo de fixação (osteointegração) demora cerca de 6-8 semanas. Neste período, o implante alcança a estabilidade necessária para suportar cargas, como um dente natural. Como sempre, os períodos de cicatrização podem variar, dependendo da condição individual e da indicação.

Existem estatísticas sobre a satisfação das pessoas que fizeram terapia com implante?

Pesquisas de longo prazo demonstram que os implantes Straumann® possuem taxas de sobrevivência muito altas.* Os pacientes podem contar com soluções de confiança, uma vez que a Straumann não abdica da qualidade. De acordo com uma pesquisa realizada com 10.000 pacientes na Alemanha**, 66% dos entrevistados estavam “extremamente satisfeitos” com suas restaurações implantossuportadas, e 31% estavam “satisfeitos”. Entre os pacientes com restaurações convencionais, apenas 42% indicaram que estavam “extremamente satisfeitos”, enquanto 44% relataram estar “satisfeitos de forma geral”.

* Blanes RJ, Bernard JP, Blanes ZM, Belser UC. A 10-year prospective study of ITI dental implants placed in the posterior region. I: Clinical and radiographic results. Clin Oral Implants Res 2007; 18:699-706 ** Riegl Survey 6

É necessário tomar algum cuidado especial após o tratamento?

Uma higiene oral impecável é fundamental para que o implante possa ser instalado. Após a instalação, é necessário cuidar dos dentes, sejam eles naturais ou artificiais. Uma higiene oral cuidadosa ajuda a obter resultados satisfatórios.

A cerâmica é “melhor” que o titânio?

O titânio é um metal biocompatível. Isso significa que é não-tóxico e bem tolerado pelo corpo. Os implantes feitos de titânio aderem muito bem ao osso natural, e têm sido utilizados há décadas na indústria de dispositivos médicos. Até hoje, não existem casos documentados de qualquer reação alérgica ao titânio. Por causa desses atributos, os implantes dentários de titânio podem durar décadas. Se você estiver buscando uma alternativa sem metal, existem opções com implantes de cerâmica. Esses implantes são feitos com cerâmica de alta resistência e projetados para atender às máximas demandas funcionais e estéticas. Em casos de gengiva fina ou com retração, o implante não irá transparecer, uma vez que tem a mesma cor do dente natural.