Uma das características mais interessantes relacionadas ao cotidiano da vida é seu dinamismo.
Hábitos, costumes, comportamentos podem ser modificados com espantosa velocidade de acordo com a evolução do conhecimento humano, e a partir da contribuição que cada indivíduo possa dar ao coletivo.
Estamos inseridos em ambientes onde o contato e a comunicação dominam as relações humanas. Percebemos claramente, como estes fatores são importantes para demonstrar, quão especial se torna cada relacionamento estabelecido, seja no campo pessoal ou profissional. O fato é que conhecermos e entendermos nossos semelhantes nos dá um sentimento de pertencimento grupal.
Novidades nos são apresentadas e a reflexão sobre elas, se torna fundamental para nossos posicionamentos. São tempos novos sim, que apresentam novos paradigmas e sobre eles cabe ampla reflexão. Quem determina o novo? Qual a origem do conceito de normalidade?
Conclusões individuais á parte, o fato é que estamos todos conectados por ferramentas incríveis de comunicação e o que acontece em locais distantes tem impacto real sobre nosso modo de viver.
Desde a comunicação de que uma pandemia estava em curso, me uní ao grupo de pessoas que buscavam na informação científica, o entendimento dos fatos. O problema era que por tudo ser tão novo, as respostas necessitavam o respeito ao tempo natural da pesquisa.
Fomos então guiados por orientações protetoras, revestidas de verdadeiro desespero, mediante a urgência por respostas consistentes. Até que se organizasse o conhecimento disponível, foi decretado o fechamento de nossos consultórios e o distanciamento social conhecido como #Fique em Casa. Assim seguimos as orientações das autoridades competentes. Porém após de dez dias, se tornou significativo o número de pacientes que solicitavam atendimentos emergenciais. Isto requisitou um posicionamento profissional de minha equipe, que após análise do contexto, se apresentou para trabalhar auxiliando a solucionar os pacientes em suas demandas.
Nesse momento, é importante ressaltar a iniciativa do grupo Straumann/Neodent e seus profissionais do Departamento Educacional, que de forma competente e pioneira, chamou para sí, a responsabilidade de organizar e atualizar o conhecimento sobre Biossegurança, elaborando o Manual de Boas Práticas.
Ele atualizou nossos protocolos estabelecidos desde 1984 e serviu de linhas mestras para Conselhos Estaduais e inúmeros profissionais em vários países que o adotaram como modelo para exercício seguro da Odontologia. Aliada a essa iniciativa, a campanha institucional, # Conte Comigo #, teve um impacto decisivo nas relações com os pacientes que se sentiram mais seguros ao procurar atendimento e estabeleceu um canal de comunicação efetivo com a sociedade.
Assim, pouco a pouco retornamos ao trabalho com a certeza de que uma nova forma de agir e comunicar se tornou necessária.Nossas ações se concentraram em mostrar aos pacientes as iniciativas que adotamos e nossos diferenciais no cuidado e atenção dedicados á saúde das pessoas. Detalhes como a visita técnica dos pacientes á nossa central de esterilização, onde recebiam explicações minuciosas sobre os processos, e condutas, apresentaram nossa postura e agregaram valor profissional . Informávamos até que todos colaboradores se deslocavam ao trabalho em conduções próprias.
Porém, a atitude de maior impacto positivo,foi a redução do número de pacientes atendidos em cada período. Por meio dela, passamos a atender melhor e aumentamos o número de procedimentos realizados para os mesmos, de tal modo, que essa atuação concentrada manteve o mesmo rendimento econômico, porém agora com uma nova imagem institucional, onde os planos de tratamentos propostos se tornaram mais intensivos, eficientes e com mais tempo para melhorarmos nossa comunicação. Nenhum caso de contaminação foi detectado em nosso grupo de trabalho, assim como em suas respectivas famílias. Os pacientes são continuamente informados a respeito.
Além disso, uma busca incessante por diminuir retrabalho nos processos, evidenciou aos pacientes a importância da odontologia digital em nossa rotina clínica,assegurando maior previsibilidade e qualidade de resultados. Seguramente estes fatores determinaram percepção de valor e melhor investimento ao cuidar de sua saúde. Nossa dinâmica foi adequada e tivemos melhores resultados.
Por outro lado, tive que me adaptar com maior brevidade ao modelo educacional “on line” , onde o aprendizado sobre novas ferramentas de comunicação tem sido muito útil para nos manter próximos ao nossos alunos. Mais uma vez o Departamento de Educação da Neodent/Straumann lidera as tendências, promovendo atividades como Webnars, Lives, Talking Shows que nos permitem observar a movimentação de grupo e as iniciativas valorosas e criativas oferecidas.
Gostaria de destacar a mais recente delas que foi o projeto Mentoring. Ao participar, tive uma experiência muito interessante, que aclarou o quanto nossos colegas estão sedentos de apoio e atenção. Mais uma vez, fica evidente que precisamos nos aproximar ainda mais das necessidades de nossos usuários e clientes, tratando de fornecer soluções concretas às suas necessidades profissionais. Desejo continuar colaborando com estas ações.
Atualmente retornamos às aulas presenciais em nossa especialização e seguindo os preceitos acima expostos, estamos conseguindo atender aos pacientes com zelo e responsabilidade e garantir aos alunos o seguimento de seu investimento no desenvolvimento de suas carreiras profissionais.
No plano pessoal, retomo a linha do tempo relembrando dois fatos.
Em Abril de 2020, vivenciei uma experiência maravilhosa, que foi o nascimento de meu primeiro neto, a quem pude conhecer sómente três meses após seu nascimento devido às orientações de controle da pandemia. Em Agosto de 2019, estávamos reunidos na Toscana, para celebrarmos a criação de uma nova família.
Momento de muita alegria, que trazia em seu contexto a esperança de seguimento de nossa história familiar. Decorridos 20 meses dessa união, mais uma vez me encontro frente a um momento especial desta vez com a chegada de minha primeira neta, estimada para o próximo mês. Porém as medidas sanitárias na Itália e Europa, sinalizam grande incerteza sobre a possibilidade de participar deste momento único em nossa família.
Retomo o início deste texto, reafirmando meu encantamento acerca da dinâmica da vida,da especialidade de cada ser humano e seus talentos, da história e cultura universal. Reitero minha admiração aos inúmeros avanços tecnológicos essenciais ao estilo de vida moderno, minha crença na responsabilidade da ciência, mas acima de tudo, as reflexões convergem para pontos muito definidos ligados ao atual contexto a saber: Pessoas precisam de pessoas, necessitam do convívio, da atenção , do cuidado, de bons relacionamentos e da valorização de seus talentos e características individuais inerentes a cada contribuição pessoal que se possa dar ao coletivo onde estamos inseridos.
A pergunta para qual busco resposta é simples.
Será que aliado a todo desenvolvimento do conhecimento, da tecnologia, da cura não seria possível associar o desenvolvimento filosófico, há séculos estagnado, em favor da construção de uma sociedade mais equilibrada e saudável? Com a palavra aqueles que se propõem a “resetar” a forma atual de viver, apresentando um NOVO “ MODUS OPERANDI”, não necessariamente normal, nem saudável.
Dr. Edmilson Bersani.