Patrocínios no esporte devem ser vistos como ferramenta social
Falta de incentivo segue como um dos maiores desafios de atletas brasileiros que almejam um futuro profissional em diversas modalidades
| Divulgado em 23 de fevereiro de 2023 |
Faltando pouco mais de um ano para as olimpíadas, um assunto começa a ganhar atenção e apelo dos atletas brasileiros: os patrocínios. Políticas públicas e programas de incentivo vindos do governo são alguns caminhos para conseguir financiamento para o esporte, mas ainda não são suficientes para o desenvolvimento de grande parte dos atletas. Atualmente, muitos jovens têm buscado também a opção do crowdfunding – ou financiamento coletivo – como forma de sobrevivência no esporte, mas o meio mais eficaz para a realização desses sonhos ainda está nas mãos das empresas privadas.
A paranaense Luara Mandelli é um exemplo de atleta que conseguiu realizar seus sonhos, graças aos patrocínios que recebeu. Surfista desde os 7 anos, encontrou no hobby uma meta: a de competir nos circuitos, viajando para dentro e fora do Brasil. Hoje, a surfista é patrocinada pela ClearCorrect, marca de alinhadores ortodônticos transparentes e, com apenas 14 anos, coleciona os títulos de campeã brasileira, campeã profissional paranaense júnior e faz parte da delegação brasileira que vai representar o Brasil no Mundial Júnior ISA GAMES deste ano. “Eu me sinto realizada hoje em poder fazer o que mais amo que é o surfe. Dedicar todos os meus dias em busca dos meus objetivos e poder contar com o apoio de empresas que acreditam no meu futuro e em tudo aquilo que posso conquistar por meio do esporte é minha maior motivação”, declara.
“Essa é a fórmula. Juntar toda essa dedicação com um incentivo para ter um resultado ainda melhor. Saber que estamos ajudando jovens atletas a ir mais longe é muito gratificante, e é isso que buscamos com os patrocínios a esportistas de diversas modalidades”, avalia Alexandre Giglio, diretor de Marketing e Educação da ClearCorrect.
Esportes como o surfe e o atletismo estão entre os que menos recebem incentivo, seja na modalidade individual ou nas seleções. E são esses os esportes que a indústria com planta em Curitiba (PR) apoia. Assim como Luara, a jovem surfista catarinense Maya Carpinelli e Samory Uiki, atleta olímpico da seleção brasileira de salto em distância. A marca já patrocinou também o judoca Daniel Cargnin, gaúcho medalhista de bronze nas Olimpíadas de Tóquio, além de Bárbara Domingos, medalhista de ouro e prata nos jogos Pan-Americanos.
“O patrocínio tem um papel fundamental na carreira de qualquer atleta, visto que viver do esporte não é tão fácil para muitos esportistas. Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas, formando, além de atletas dedicados, cidadãos de caráter e isso está diretamente relacionado ao nosso propósito, que é criar novos sorrisos todos os dias e transformar vidas”, analisa Alexandre.
Incentivo vai além
Mas até chegar ao tão esperado campeonato, muitas vezes o caminho a ser percorrido é árduo. Crianças e jovens que sonham em viver do esporte precisam começar a se dedicar muito cedo, enquanto ainda estão na escola. Nesse caso, conciliar os estudos com a meta de vida é mais um obstáculo a ser superado.
“Ir bem na escola ajuda no futebol também e como eu quero ser jogadora profissional, preciso passar em todas as matérias para poder treinar e conseguir chegar lá.” A declaração é da estudante Maria Eduarda Amaral, de 11 anos, que mora na Cidade Industrial de Curitiba, dentro da Vila Augusta B, e que participa do projeto social Sorrisos da Vila, promovido pela Neodent, indústria de implantes dentários vizinha à vila. A menina faz parte do time desde que foi criado há oito meses.
A iniciativa oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos, duas vezes na semana, no contraturno escolar. A frequência escolar é pré-requisito para participação nas aulas de futebol, que beneficiam atualmente 50 crianças, da Vila Augusta B, localizada nas proximidades das fábricas da Neodent. O projeto é mais um exemplo de investimento que as empresas podem realizar para mudar vidas de jovens atletas e também da sociedade.
“Existem muitos esportistas que saíram das periferias brasileiras para ganhar o mundo e realizaram seus sonhos graças ao apoio de empresas e marcas. Da mesma forma, aqui, buscamos viabilizar ações que reforcem a importância da inclusão social e do desenvolvimento dos esportes. Buscando ampliar e fortalecer a atuação da Neodent, estamos realizando um mapa social que busca identificar outras necessidades da comunidade do entorno”, explica a diretora sênior de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Neodent, Raphaela Borba.
Sobre a Neodent®
Fundada há mais de 25 anos, a Neodent® é a empresa líder em implantes no Brasil, onde vende mais de um milhão e meio de implantes anualmente. A Neodent® está entre os três principais fornecedores de implantes do mundo e está disponível em mais de 80 países. O sucesso da marca se deve a suas soluções odontológicas diretas, progressivas e acessíveis, que trazem novos sorrisos para milhões de pessoas. Sediada em Curitiba, Brasil, a Neodent®️ é uma empresa do Grupo Straumann (SIX: STMN), líder global em substituição de dentes e soluções odontológicas que restauram sorrisos e confiança.