Benefícios do implante Axiom X3® Tissue Level num paciente fumador/com bruxismo

Dr. Levs GAVRILOVS

Cirurgião dentário

Spilsby, Reino Unido

Certificado de Pós-Graduação:
  • em Implantologia
  • pela British Academy of Implant & Restorative Dentistry (Leeds)
  • em Implantologia Avançada pela Universidade Vita-Salute San Raffaele (Milão)
  • em Medicina Dentária Estética Avançada pela UCL Eastman (Londres)


Introdução

Um simpático senhor saudável na casa dos 40 consultou-nos para substituir um LR6 que tinha sido extraído 3 meses antes devido a um abcesso. O seu principal objetivo era recuperar a função, tendo baixas expetativas estéticas. Intraoralmente, apresentava o LR6 ausente, espaço vertical e horizontal suficiente para a substituição do dente ausente, mas sinais evidentes da parafunção existente. A higiene oral era satisfatória. O paciente era fumador (5-10 por dia). Foram discutidas todas as opções de substituição do dente ausente: aceitar o espaço, uma prótese, uma ponte ou um implante dentário. Todos os riscos e benefícios de cada opção foram apresentados, mas o paciente só mostrou interesse no implante.

Situação inicial

1a. 1b. Vista oclusal pré-operatória.

2. O meu protocolo habitual é obter uma tomografia computorizada de feixe cónico (CBCT) e uma digitalização intraoral de cada paciente para implantes, já que a maioria das minhas colocações de implante são totalmente guiadas (usando o kit de cirurgia guiada INTEGRAL da Anthogyr). Foram efetuados ambos os exames na clínica.

3a. 3b. 3c. 3d. Foi usado o software SMOP para o planeamento (princípio do planeamento inverso/focado na reabilitação protética). Criou-se um enceramento virtual e os ficheiros DICOM e STL foram combinados para se conseguir uma futura colocação ideal do implante (Anthogyr Axiom X3® TL 4,0x10 R2,5). Como estou habituado aos implantes Anthogyr Axiom X3® (na realidade, é o implante que mais uso na minha prática clínica), tive todo o gosto em experimentar o implante Anthogyr Axiom X3® Tissue Level neste caso. Visto tratar-se de um caso molar, decidi usar a plataforma regular (4,8 mm) para obter um bom perfil de emergência da futura restauração. Mesmo com o planeamento digital, segui todas as regras biológicas básicas. E uma das principais é o espaço biológico, por isso, neste caso, submergi o implante 3 mm e escolhi uma altura do colar polido de 2,5 mm.

4. O plano de tratamento foi aceite pelo paciente e imprimi a guia (usando uma manga de 5 mm, já que a largura do colar polido era de 4,8 mm).

5a. 5b. Impressão 3D da guia no modelo impresso.

6. Kit de cirurgia guiada INTEGRAL da Anthogyr – sleeve de Ø5,0.

7. Implante a ser usado.

8. Guia testada na boca do paciente.


Curioso acerca do Axiom X3®
Tissue Level?

Beneficie do melhor do desenho Axiom X3® numa abordagem clínica ao nível dos tecidos.


Cirurgia

9a. 9b. 9c. Neste caso, como havia quantidade suficiente de osso, consegui usar a abordagem sem retalho com o bisturi circular.

10. Depois, segui o protocolo de perfuração do Anthogyr Axiom X3® para osso de tipo 2 (subpreparação por 1 broca). O implante foi colocado através da guia. O torque atingiu os 50 N.cm. O procedimento durou, no total, cerca de 20 minutos!

11. Tampa de fecho para ser colocada e apertada manualmente.

12. Após o período de cicatrização de 12 semanas (que decorreu sem problemas), o paciente voltou para as impressões finais. Foi efetuada uma radiografia e a remodelação óssea era mínima.

Restauração protética

13. Modelo padrão.

14a. 14b. 14c. Foi feita uma digitalização intraoral (com um scanbody TL). A digitalização foi enviada para o centro de fresagem Simeda®, e a restauração definitiva (coroa totalmente em zircónia e pilar CAD/CAM) foi entregue.

Situação final

15a. 15b. A restauração definitiva ajustou-se à boca do paciente no espaço de 2 semanas. Tanto o paciente como eu ficamos satisfeitos com o resultado.

16. Radiografia de controlo da restauração definitiva.


Conclusão

Enquanto utilizador do Axiom X3®, fiquei contente por perceber que agora tenho a opção de usar um implante ao nível dos tecidos, sem perder os benefícios do Axiom X3®. O que mais gostei no Axiom X3® Tissue Level foi:

  • a escolha da largura do colar polido (4,0 N e 4,8 R), o que me permite criar um bom perfil de emergência da restauração,

  • a escolha do comprimento do colar polido, o que me permite respeitar o espaço biológico e colocar o implante a diferentes profundidades,

  • a possibilidade de usar o kit Integral Anthogyr totalmente guiado (não tive de comprar outro kit),

  • a mesma qualidade fiável do implante Axiom X3®.

Os implantes ao nível dos tecidos são uma opção reconhecida para pacientes comprometidos (periodontais, fumadores, com bruxismo, etc.). Portanto, estou definitivamente satisfeito por ter o Axiom X3® Tissue Level no meu stock.