Estou gestante. Posso ir ao dentista?

Entre os vários mitos que existem na Odontologia, perdura até os dias de hoje o de que gestantes não podem ser submetidas a procedimentos odontológicos.

A verdade é que o acompanhamento pré-natal odontológico não apenas é seguro, como necessário.

Diversos estudos têm relacionado a gengivite, por exemplo, ao parto prematuro e baixo peso ao nascer, o que faz todo sentido quando entendemos que as doenças gengivais são um processo inflamatório, que como qualquer outro e em qualquer parte do corpo, pode trazer riscos ao bebê. Além disso, por conta das alterações hormonais que passam, as gestantes apresentam uma predisposição maior a desenvolver a gengivite, o que torna ainda mais importante o autocuidado e o acompanhamento com o dentista.

Certo. Mas qualquer procedimento pode ser realizado em gestantes?

Certamente, os procedimentos eletivos (que não tem urgência, como os estéticos) podem aguardar até o período pós-parto. Mas os quadros que trazem riscos à gestante e ao bebê possuem caráter de urgência, podendo e devendo ser tratados durante a gestação. O momento mais indicado é o segundo trimestre, mas a mulher pode receber atendimento em qualquer período da gravidez, de maneira igualmente segura, e é o dentista quem saberá orientar quais procedimentos devem já ser realizados e quais podem esperar.

Além disso...

O acompanhamento pré-natal odontológico é uma ótima oportunidade de você receber orientações e tirar suas dúvidas sobre a saúde bucal do bebê.

Por isso, se você é gestante não deixe de fazer uma avaliação com o seu dentista e, se precisar passar por algum procedimento, fique tranquila. Existem materiais e técnicas específicas para a situação que você está vivendo. A gestação é um momento lindo e você deve lembrar que estará proporcionando mais segurança a você e ao seu filho.

Por Dr. João Piscinini, da Neodent.

 

Se tiver dúvidas, procure seu dentista.