Sensibilidade dentária: o jeito que escovo meus dentes pode ser o motivo?

A sensibilidade acontece quando o esmalte do dente perde minerais ou quando sua raiz fica exposta. Isso pode ocorrer por diversas razões, e é muito importante conhecer as causas para saber como evitar sofrer desse problema

 

Retração ou Recessão Gengival

Acontece quando aplicamos muita força e pressão durante a escovação, fazendo com que a gengiva se afaste da coroa do dente e exponha sua raiz. Também pode acontecer em casos de abfração, que é quando a raiz é exposta devido a um apertamento dentário excessivo, como o bruxismo.

Muitas pessoas acham que colocar essa força na escovação é necessário para termos dentes limpos, e isso é errado. "Minha sugestão é que vocês sempre utilizem uma escova macia, com movimentos suaves e sem aplicar pressão e força excessiva", recomenda a Dra. Priscila Cordeiro, da Neodent.

"Se você não tem ideia da quantidade de força que aplica durante a escovação, faça um teste: quando for escovar seus dentes, pegue a escova e segure ela apenas com três dedos. Essa seria a força ideal que você deveria aplicar durante a escovação. Dessa forma, você não favorecerá o desgaste do esmalte com excesso de força, evitando, assim, a sensibilidade dentária", explica.
 

Abrasão

Da mesma forma que a retração, a abrasão também acontece quando aplicamos força excessiva na escovação. Entretanto, nesse caso o paciente terá sensibilidade porque haverá o desgaste do esmalte do dente e consequente exposição da dentina, que é o tecido que fica logo abaixo e se comunica diretamente com a polpa (nervo) do dente, o que explica a presença de dor.

Erosão

Também consiste no desgaste do esmalte, mas recebe esse nome quando essa perda de minerais acontece devido a um consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, como o refrigerante. 

E se eu estiver com sensibilidade, o que faço?

Existem diversos tratamentos para a sensibilidade, e identificar a causa é fundamental para ter bons resultados. Por isso, o ideal é consultar um dentista para que, após uma avaliação, ele possa orientar qual a opção mais indicada para o seu caso, que poderá ir desde o uso de creme dental para sensibilidade até bochechos com flúor e restaurações.

Por Dr. João Piscinini e Dra. Priscila Cordeiro, da Neodent.

 

Se tiver dúvidas, procure seu dentista.